Ultragaz fecha acordo com produtores de biometano para avançar na distribuição

Redação – 15.05.2024 – Companhia tem contrato com maior aterro sanitário da América Latina, localizado em Caieiras, e com usina no RJ A Ultragaz, que adquiriu a Neogás em 2022 para ingressar no mercado de gás natural e biometano, agora avança para interiorizar o acesso ao combustível renovável em larga escala, produzido a partir de […]

Por Redação

em 15 de Maio de 2024
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-de-arvores-verdes-da-floresta-com-co2_31481258.htm#fromView=search&page=1&position=4&uuid=8df2d21f-126e-4d95-8c3a-8fbf56b0a8c0">Imagem de freepik</a>
Redação – 15.05.2024 – Companhia tem contrato com maior aterro sanitário da América Latina, localizado em Caieiras, e com usina no RJ

A Ultragaz, que adquiriu a Neogás em 2022 para ingressar no mercado de gás natural e biometano, agora avança para interiorizar o acesso ao combustível renovável em larga escala, produzido a partir de resíduos orgânicos. A intenção é oferecer a grandes indústrias localizadas em regiões não atendidas por gasodutos – conhecidas como off-grid.

A estratégia passa por viabilizar a conexão com os maiores produtores de biometano do País. Nesse sentido, fechou um acordo com a Essencis Biometano, parceria entre MDC e Solví Essencis Ambiental, localizada em Caieiras (SP), para produção do energético renovável proveniente do maior aterro sanitário em operação da América Latina, operado pela Solví. O volume de biometano previsto a ser fornecido à Ultragaz será de até 68 mil metros cúbicos ao dia.

Outro contrato recém firmado envolve o fornecimento estimado de até 10 mil metros cúbicos por dia de biometano, no estado do Rio de Janeiro, a partir da usina GNR Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia (RJ). A planta tem o biogás captado e purificado também pela MDC, em unidade operada em parceria com o Grupo Osafi, proprietário do aterro.

A partir da infraestrutura da Ultragaz, empresas como Nestlé e PepsiCo passaram a contar com o fornecimento do biometano para apoiá-las em suas jornadas de descarbonização e metas ESG. Até o final de 2024, a Ultragaz prevê o fechamento de novos acordos de venda de biometano com setores estratégicos da indústria nacional, como o automotivo, metalúrgico, cerâmico, têxtil e o agronegócio.

Como vantagem, a empresa tem sua experiência no transporte de GNC (Gás Natural Comprimido) via modal rodoviário. A empresa já recebe o biometano no modal comprimido, reduzindo seu volume em aproximadamente 260 vezes, o que favorece sua escalabilidade e transporte para diversas regiões do Brasil.