Dragagem melhora a capacidade de marina em Guaratuba (PR)

Redação – 29.05.2024 – Serviço é recomendado para manter as vias aquáticas navegáveis e competitivas e permite que mais lanchas pudessem frequentar o espaço

A marina de Guaratuba (PR) passou por um processo de dragagem para sua passagem ser mais segura para embarcações e aumentar a capacidade operacional do pequeno porto, que é usado para iates e lanchas de passeio. A Submar Dragagens fez o desassoreamento dos canais de acesso principal e das vagas para lanchas em uma marina, o que ajudou a proteger o meio ambiente também.

Rogério Júnior, engenheiro e sócio-administrador da Submar, explica que a dragagem da área foi feita com a Draga de Sucção e Recalque, aumentando o calado de 1,5 metro para 3,5 metros, o que permitiu a chegada de lanchas de até 60 pés. “Esse serviço melhorou a capacidade comercial da marina, pois passou a receber lanchas de maior porte.”

Processo de dragagem na marina de Guaratuba aumentou capacidade para lanchas (foto: divulgação).

O engenheiro diz que o processo foi necessário para resolver o aumento da demanda por embarcações de maior porte, pois um calado adequado evitar danos às lanchas e garante operações seguras e eficientes. “Em marinas, a dragagem é contratada para a manutenção ou aumento do calado original, visando a melhora comercial, para manter os clientes ou poder receber embarcações de maior porte”, complementa. Já em estaleiros, o foco é na dragagem de manutenção e para o lançamento de navios, pois é necessário um calado maior para a embarcação não chocar-se com o fundo.

Medidas para garantir um bom trabalho

Para que seja efetiva, é indicada a utilização do equipamento correto, de acordo com a dimensão da dragagem. Entre as limitações encontradas, está a dificuldade de manobrar o maquinário em meio a embarcações de alto valor, que oferece risco de causar acidentes e ter grandes prejuízos. “É fundamental saber o equipamento que deve ser usado e ter uma equipe experiente na condução e execução, levando em consideração o porte da obra. Detalhes podem provocar grandes problemas e perdas”, alerta Júnior.

De acordo com o engenheiro, a dragagem de manutenção depende da taxa de assoreamento do local da marina ou estaleiro. O indicado é que seja feito um monitoramento batimétrico de três em três meses por um ano para obter uma estimativa média de assoreamento. “Quanto mais profundo, mais assoreamento tem, portanto, precisará de uma frequência maior de manutenção”, afirma Júnior. É importante ressaltar que a dragagem de rotina não só melhora a navegabilidade e oferece mais segurança, como também auxilia a melhorar a qualidade da água e as condições ambientais.