Startup usa IA para ajudar a mapear perdas após enchentes em Lajeado

Redação – 03.07.2024 – Com tecnologia acoplada em veículos, a Mapzer busca áreas em situação de risco para auxiliar a prefeitura na execução de reparos na cidade após as enchentes

A startup Mapzer iniciou um projeto de mapeamento das vias urbanas em Lajeado (RS), onde automóveis equipados com inteligência artificial (IA) serão responsáveis por detectar mais de 30 tipos de problemas de zeladoria urbana, como buracos, entulhos e grama irregular, com o objetivo de auxiliar a prefeitura na alocação de recursos nas vias e de atender às necessidades do município após as enchentes. O projeto tem duração de 90 dias.

A tecnologia de IA da startup conta com um painel de informações que permite visualizar as áreas afetadas, otimizando a aplicação de recursos e reduzindo o tempo de ação das Secretarias de Planejamento, Obras e Meio Ambiente.

CONTEÚDO RELACIONADO: Solução em nuvem ajuda MG a prevenir tragédias por desastres naturais

A parceria entre a Mapzer e o ecossistema de inovação Pro_Move Lajeado vem sendo relevante para identificar os pontos mais críticos na cidade, que ainda sofre com chuvas recorrentes. No centro de Lajeado, o número de famílias que precisaram deixar suas residências aumentou de 58 para 110 em junho e, especialmente para comércios que tentam voltar à ativa, ainda é improvável contar com um abastecimento regular de água e energia elétrica.

A iniciativa beneficia não só a administração pública, como também traz vantagens diretas para os cidadãos, oferecendo uma cidade mais organizada, segura e estruturada. Espera-se, com a parceria, que o modelo de mapeamento e análise das vias urbanas possa servir de exemplo para outras cidades enfrentando desafios semelhantes.