Abcic premia Shopping Morumbi Town como obra do ano

Da Redação – 06/12/2016 –
Premiação, promovida pelas empresas de toda a cadeia da construção industrializada, destaca os projetos mais inovadores de cada ano com o uso de concreto pré-fabricado.

O Shopping Morumbi Town, localizado em São Paulo, foi o vencedor do prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto). Com 30,8 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), quatro pisos, 103 lojas e 1.400 vagas de estacionamento (6 andares), o projeto se destacou pela logística adotada em sua implantação.

Como a construção está situada em um terreno pequeno, com grande movimentação de veículos e pessoas, sua execução exigiu um planejamento minucioso e preciso para a montagem das estruturas. O shopping conta com projeto arquitetônico de Antônio Dias Neto e o projeto estrutural das lajes e dos painéis é de Marcelo Cuadrado Marin. O engenheiro Cesar Pereira Lopes responde pelo projeto estrutural dos pilares e das vigas e o fornecimento das estruturas de pré-fabricado de concreto ficou a cargo da Leonardi Construção Industrializada.

A presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak, destaca que o objetivo da premiação é reconhecer os esforços de todos os profissionais e empresas envolvidos com a construção industrializada de concreto. “Os projetos inscritos em diversos segmentos mostram a versatilidade dessa solução de engenharia, bem como o avanço tecnológico do segmento e sua importância em termos de técnica, qualidade, sustentabilidade, produtividade e cumprimento de prazos ousados”, diz ela.

A Comissão Julgadora do prêmio também selecionou duas obras como Destaque do Júri: o Centro Olímpico e as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, no Rio de Janeiro. A primeira foi construída pelo Consórcio Tangran, Damiani e Igeg (CTDI), com fornecimento das estruturas pré-fabricadas de concreto pela Cassol Pré-Fabricados, projeto estrutural de Charles J.R. Hipólito e Antonio Monteiro e projeto arquitetônico de Miriam Haddad Sayeg. Já as Arenas foram construídas pela Concessionária Rio Mais, com estruturas pré-fabricadas fornecidaa pela CPI Engenharia, projeto arquitetônico de Celso Girafa e projeto estrutural de João Luis Casagrande.

Além disso, a Abcic conferiu Menção Honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto: a Escola Senai de São Caetano do Sul e o Shopping Carapicuíba, ambos localizados na região metropolitana de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *