Abrint identifica novos municípios com backhaul de fibra para o 5G em SP

Redação – 21.01.2020 –

A Abrint está atualizando as informações sobre presença de backhaul de fibra óptica na cidade brasileira. O objetivo, segundo a instituição, é auxiliar a Anatel – que não tem uma lista atualizada – a alocar as contrapartidas de investimento nesse tipo de infraestrutura aos vencedores do Leilão do 5G, que está sendo preparado. Em São Paulo, das 52 cidades que a Anatel informa não ter o backhaul de fibra, 4 delas (Fernão, Pontalinda, Sales e São João de Iracema) já têm, e esse mapeamento da Abrint os identificou. Isso representa uma atualização de 8% na lista da Anatel.

“A ausência de backhaul de fibra nos municípios é um gargalo natural para o oferecimento de velocidades superiores aos usuários finais. Nesse sentido, uma das contrapartidas de investimento do leilão é colocar essa rede nos municípios que hoje são atendidos por rádio. O que estamos fazendo agora é informar em quais dessas cidades os provedores regionais possuem backhaul de fibra para evitar que a Anatel obrigue as vencedoras do leilão a fazer esse investimento com dinheiro público, já que esses recursos estão sendo descontados dos preços das faixas”, explica Alessandra Lugato, diretora executiva da ABRINT.

“Essa campanha que a associação vem fazendo para atualizar as cidades que possuem ou não o backhaul de fibra é de extrema importância para que a Anatel seja assertiva na alocação das obrigações de investimento. Quanto mais provedores regionais entrarem na plataforma e nos ajudarem com essa atualização, mais números reais e concretos teremos para compartilhar”, expõe Lugato.

A atualização é disponibilizada em tempo real e pode ser acessada em: https://abrint.com.br/leilao5g/ .

O que é backhaul?

Backhaul é o termo usado para o segmento da rede que chega até os municípios, interligando-os com os backbones. São as ramificações do backbone que fornecem Internet às redes menores, como as dos provedores regionais, por exemplo.

Comparando com o sistema rodoviário, o backhaul seria as estradas menores e vias vicinais que chegam até as cidades mais afastadas.

Já os backbone são as redes utilizadas pelas operadoras para fornecer Internet para outras redes menores. São os grandes links de transmissão de dados a partir dos quais saem ramificações para atender outras redes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *