Aegea vai investir R$ 560 milhões em Manaus

Da Redação – 18.06.2018

Concessionária fechou a aquisição da Companhia de Saneamento do Norte, na capital amazonense

Na última sexta-feira (15), a Aegea concluiu a aquisição da Companhia de Saneamento do Norte, em Manaus. Com a oficialização, a empresa assume a gestão das subsidiárias Manaus Ambiental e Rio Negro Ambiental, Captação, Tratamento e Distribuição de Águas SPE, responsáveis pela prestação dos serviços de água e esgoto na capital do Amazonas. A negociação acrescenta uma terceira capital aos negócios do grupo, que passa atuar em 49 cidades em 11 estados.

Índice de perdas é alto em Manaus e está na mira da concessão na capital 

De acordo com a Aegea, a Manaus terá um modelo de gestão baseado na eficiência operacional e que já é aplicado em outras concessões do grupo. Dois exemplos são o índice de perdas de água (75%) de e a cobertura de esgoto (19,2%), ambos bastante precários. Os programas da Aegea em outras praças tem sido bem sucedidos e vão ser exemplos para a capital amazonense: em Campo Grande (MS), as perdas passaram de 57% para 19% entre 2005 e esse ano. Outra iniciativa aconteceu na concessionária Águas Guariroba, que ampliou o esgotamento sanitário de 27% para 84% em 10 anos.

Em termos de investimento, o grupo prevê o aporte de R$ 560 milhões nos próximos cinco anos, incluindo a ampliação da cobertura dos serviços de água e esgotamento sanitário. Até 2030, é esperado que o município tenha 80% do esgoto tratado e coletado, sendo este um importante passo para a preservação do meio ambiente na Amazônia.

Maior concessão privada do país 

Na Região Norte, a Aegea já atende em municípios dos estados de Rondônia e Pará. Manaus, que possui 2,1 milhões de habitantes, é a maior concessão privada de saneamento do País e será a terceira capital a ser atendida pela companhia.

“A capital amazonense está na 96ª posição dentre as 100 cidades ranqueadas na pesquisa do Instituto Trata Brasil, deste ano”, afirma o presidente da companhia, Hamilton Amadeo. “Considerando o histórico da Aegea, estamos confiantes de que nosso modelo de atuação, que vem apresentando resultados excelentes em outros municípios, vai elevar as condições de saneamento da cidade e beneficiar a população local”, finaliza.