Aeroporto de Curitiba é eleito o melhor do país pela nona vez

Da Redação – 01/11/2016 –

Pesquisa de Satisfação de Passageiros, divulgada pelo Ministério dos Transportes, apontou que o terminal paranaense se destaca por sua segurança e infraestrutura.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em Curitiba (PR), foi eleito como o melhor do país pela Pesquisa de Satisfação de Passageiros do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Essa é a nona vez que o aeroporto conquista o título, mas a edição atual contou com uma vitória a mais: o índice do terminal paranaense em relação à satisfação geral do passageiro atingiu 4,68, a maior nota já registrada nas pesquisas.

Avaliados constantemente pelos gestores, órgãos públicos e empresas aéreas, os dados da pesquisa se dividem em grupos, como os de segurança e infraestrutura. O primeiro deles, inclusive, foi um dos destaques da edição. Segundo a Infraero, a sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto recebeu nota 4,70; cordialidade e presteza dos funcionários da inspeção de segurança, nota 4,77; e tempo de fila na inspeção de segurança, nota 4,84.

Para Marcio Villatore, gerente de Segurança do Aeroporto de Curitiba, a premiação é resultado de um trabalho conjunto. “Na inspeção de passageiros, os funcionários terceirizados são treinados para a execução de suas tarefas, conforme previsto na legislação, e são fiscalizados constantemente por nossa equipe e pela Polícia Federal”, disse. Além disso, ele destacou que o sistema de segurança do aeroporto é monitorado por câmeras e vigilantes e pela presença das polícias Federal, Militar e Civil.

Os indicadores relativos à infraestrutura também se sobressaíram. A qualidade da sinalização do aeroporto, por exemplo, recebeu nota 4,60 e qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagens obteve nota 4,94.

Mesmo tendo ficado em primeiro lugar na pesquisa, o aeroporto de Curitiba está passando por melhorias nas áreas de qualidade da sinalização e de informações prestadas. “Nosso objetivo é tornar a experiência dos passageiros mais agradável. A pesquisa é um canal de comunicação perfeito entre o passageiro e a Infraero, e a evolução positiva dos indicadores demonstra nossa capacidade de melhorar continuamente”, finalizou Adriano Melo, gerente de Operações do terminal.