Aeroporto de Dubai terá data center próprio

Da redação – 21.11.2016 –

Chinesa Huawei será responsável pelo projeto, que envolve outro centro de dados para espelhar a instalação que fica pronta em 2017.

Aeroporto de Dubai recebe 230 mil passageiros por ano.
Aeroporto de Dubai: 230 mil passageiros por ano e data center próprio a partir de 2017. Huawei lidera projeto de construção. 21

Considerado um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o Dubai International (DBX) recebe cerca de 230 mil passageiros por ano, número que deve saltar para 325 mil daqui a seis anos. Além de agitado, o aeroporto inova com a ativação de um data center próprio, a ser construído em 2017 pela Huawei. Classificado como Tier 3, o mais alto nível desse tipo de instalação, o empreendimento deve ser espelhado por outro centro de dados, sem data de construção confirmada, e ambos deverão ser conectados por uma rede de fibra óptica.

Modular, o novo data center também poderá expandir sua capacidade de acordo com a demanda do DBX. Segundo a Huawei, as instalações modulares serão as primeiras a serem certificadas pelo Uptime Institute para design e construção Tier 3. “Estamos comprometidos a trabalhar para criar a ‘melhor cidade do mundo’ ao estimular a inovação, criando serviços mais inteligentes para seus cidadãos e visitantes desde o momento em que eles chegam a Dubai”, explica Alaa ElShimy, diretor geral e vice-presidente da Huawei Enterprise para o Oriente Médio.

Já Abdel Rahman Alhosani, vice-presidente de Infraestrutura e Operações de Tecnologia para Negócios do Dubai Airport, avalia que o data center próprio melhorara a confiabilidade do sistema no aeroporto e reduz os custos operacionais do DBX.