Aeroporto de Guarulhos alarga pista para receber A380

Da Redação – 03.02.2017

Segundo portal UOL, as pistas de pouso e decolagem e de taxiamento passaram a ter 60 metros de largura, 15 metros a mais que a estrutura anterior.

A infraestrutura do aeroporto internacional de Guarulhos foi modificada para receber os voos diários de São Paulo para Dubai com o Airbus A380. A concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto ampliou as postas de pouso, decolagem e de taxiamento em 15 metros, alargando-as para 60 metros. Com isso, os novos aviões da companhia do Oriente Médio poderão operar a partir do dia 26 de março.

Com a troca, o Boing 777, com capacidade para 354 passageiros, será substituído pelo A380, que pode levar até 491 pessoas em três classes de bordo. Trata-se do maior avião de passageiros do mundo e que possui 72,7 metros de comprimento e 79,8 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas).

Se não fossem alargadas, as pistas citadas poderiam levar ao risco de as pontas das asas do A380 tocarem a área gramada. Outro perigo seria a possibilidade de detritos serem sugados pelos motores do avião. Ao ampliar a largura, GRU Airport reduz os riscos. Lembrando que o aeroporto possui duas pistas, sendo a menor com 3 km (pouso) e a maior com 3,7 km (para decolagens). Pelo seu tamanho, o A380 vai usar a pista de decolagem também para o pouso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *