Aeroporto do Galeão renova sistema de radiotelecomunicação

Redação – 28.02.2019 –

Concessionária RIOgaleão adota tecnologia da Motorola Solutions

Quarto maior aeroporto brasileiro em movimentação de passageiros, o Galeão acaba de renovar sua plataforma de radiotelecomunicação. A renovação inclui várias plataformas e a primeira delas é a tecnologia Tetra, que inclui terminais portáteis de mão e também os instalados em viaturas e em posições fixas. O escopo inclui ainda aparelhos para quem opera em locais mais severos, com risco de explosão ou que precisam resistir a altas temperaturas (até 55 C) ou poeira pesada e umidade extrema, entre outros.

O pacote envolve ainda consoles de despacho, estações de base e controlador central redundante para gerenciar e organizar as comunicações. Nesse caso, a tecnologia incorpora um sistema de GPS para áreas externas e sistema Bluetooth para internas. O GPS também permite que os gestores acompanhem a movimentação de pessoal fora dos edifícios no aeroporto: os  dados são transmitidos de volta pela rede Tetra e depois aos sistemas de comando, controle e despacho para atender às necessidades logísticas do aeroporto.

Também foram instalados gravadores para registro de conversas e a telefonia foi integrada. Detalhe: nesse caso e em outros, as comunicações são criptografadas em nível de hardware. De acordo com a Motorola, a segurança evita que se possa ouvir as mensagens de áudio ou interceptar a transmissão de dados sem autorização. “Se um rádio for perdido ou extraviado, é possível interromper qualquer transmissão não autorizada até que o dispositivo seja localizado por GPS e recuperado. Ainda é possível desabilitar o rádio permanentemente”, informa a fabricante norte-americana.

Câmeras vestíveis e que funcionam como caixa preta estão entre as possibilidades futuras 

A confiabilidade e a robustez dos dados da rede de rádio permitem que as equipes operacionais implementem automação de processos, como gerenciamento de block-on / block-off para quando as aeronaves se movimentam no solo, bem como alertas de emergência nas áreas de inspeção (raios-x). A rede também permite o uso de aplicações adicionais, se necessário. A Kofre, parceira da Motorola Solutions, equipou o sistema com frequências aeronáuticas de VHF para evitar interferências entre o pessoal aéreo e terrestre.

Os planos futuros da concessionária RIOgaleão incluem os testes com câmeras colocadas junto ao corpo dos profissionais, que combinam áudio e vídeo. Elas funcionam como uma caixa preta, registrando evidências do pessoal de segurança com imagens criptografadas e certificadas que podem ser usadas em caso de investigações. Outra possibilidade, de acordo com a Motorola, é a adoção do Command Center, software de monitoramento e gerenciamento de multimídia da fabricante, que analisa diferentes fontes de dados.