Aeroportos do Mato Grosso entram em leilão de concessão

Da Redação – 07.04.2017 –

Estado do Centro-Oeste conseguiu incluir as instalações na nova rodada a ser realizada pelo governo federal

Cinco aeroportos do Mato Grosso passam a fazer parte da lista de potenciais concessões. A lista inclui o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que atende a Região Metropolitana de Cuiabá, e mais quatro aeroportos regionais (Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis). Dados do estado indicam que somente o primeiro seria superavitário e a ideia seria que o leilão contemplasse o pacote com os cinco.

O pedido do governo mato-grossense envolve a inclusão dos cinco aeroportos no Programa Nacional de Desestatização (PND), do Ministério dos Transportes. Segundo estudos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), os quatro menores possuem grande potencial de crescimento e podem ser melhor explorados, caso os projetos de estruturação sejam modelados, formatados e executados em conjunto com o Marechal Rondon.

“Vamos inaugurar em Mato Grosso uma nova e moderna modelagem para aeroportos, que está sendo construída em parceria com a Secretaria de Aviação Civil (SAC). O aeroporto superavitário, no caso o Marechal Rondon, poderá subsidiar os quatro aeroportos regionais menores, de modo que todos funcionem com padrão de excelência”, disse o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte. Na prática, a empresa vencedora, que poderá ser estrangeira, destinaria o valor da outorga não mais para União, mas sim para investimentos nos regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *