AES e Unipar iniciam construção de parque eólico na Bahia

Redação – 25.02.2021 –

Com capacidade instalada de 365,8 megawatts (MW), empreendimento deve entrar em operação em 2023

A AES Brasil e a Unipar acabam de anunciar a primeira fase do Complexo Eólico Tucano, parque com capacidade prevista para 365,8 MW em três cidades baianas. O empreendimento é uma joint venture entre a companhia de energia e a Unipar, especializada na produção de cloro, soda e PVC.

A obra iniciada, que cumpre o cronograma estimado de construção com conclusão prevista para o segundo semestre de 2022, contempla a fase da joint venture, com controle compartilhado com a Unipar, e a fase 2 do acordo de compra e venda de energia com a Anglo American, que juntas totalizam 322,4 MW de capacidade instalada.

“O início das obras do Complexo Tucano é um passo importante da nossa estratégia de crescer em ativos eólicos. Nada melhor do que iniciar esse investimento tão relevante com uma parceria com a Unipar, um cliente estratégico da Companhia. Estamos nos tornando sócios em função de um produto inovador no mercado”, afirma Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil.

“O início das obras marca mais um passo desta iniciativa, fruto da parceria entre a Unipar e a AES Brasil, que trará maior competitividade para a Unipar e se baseia em uma matriz de energia limpa para a nossa operação e para os consumidores do Ambiente de Contratação Livre (ACL)”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

O Complexo Eólico Tucano está dividido em duas fases, sendo composto pela fase 1, com 155 MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 78 MW médios de energia assegurada, sendo que 60 MW comercializados por meio de um contrato com prazo de 20 anos firmado entre a joint venture com Unipar, com início de entrega de energia a partir de 2023.

Já a fase 2 terá 167,4 MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 79 MW médios de energia assegurada, sendo 70 MW médios comercializados pelo prazo de 15 anos, com a Anglo American, com entrega de energia a partir de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *