Africana consegue viabilizar rede sem fio em comunidade remota com ajuda de mineradora  

Redação – 25.02.2019 –

Duduzile Mkhwanazi, da organização sem fins lucrativos Project Isizwe foi eleita heroína do ano pela Cambium Networks

A africana de nome difícil tem uma meta clara: incentivar a implantação de pontos de acesso de Wi-Fi gratuitos a curta distância em comunidades de baixa renda. Ela tem parceria com os setores público e privado e foi pioneira na implantação da maior rede Wi-Fi pública gratuita na África, no município de Tshwane, Gauteng, na África do Sul. Sob a liderança de Duduzile, a Project Isizwe foi pioneira na conexão de duas comunidades mineradoras para liberar o Wi-Fi em parceria com a Mina Glencore, em Mpumalanga.

Em função desse e de outros projetos, ela recebeu o prêmio Connectivity Hero Award 2018 da Cambium Networks, fabricante de soluções de redes sem fio. Lançado em 2017, o prêmio “reconhece indivíduos que fizeram a diferença na vida das pessoas e melhoraram as comunidades, por meio de seus esforços para ampliar a conectividade sem fio e conectar os desconectados”, na definição da multinacional.

Além de conectar as duas comunidades de mineração mencionadas acima, a Project Isizwe também fez parceria com a AWARE.org, para usar o acesso à internet como facilitador para o seu Programa de uso responsável do álcool, e a Social Collective, no Programa de campões da Wi-Fi gratuita, ambos em Botshabelo (Free State) e Bushbuckridge (Nelspruit).

O prêmio Connectivity Hero Awards é concedido a até quatro pessoas visionárias em cada trimestre do ano calendário, além de um prêmio anual. Os homenageados no trimestre recebem US$ 1.000,00 para doar a uma instituição de caridade de sua preferência. O vencedor anual recebe US$ 5.000,00 também para o mesmo fim. Todos os vencedores viram destaque no site da Cambium Networks.