Anglo American adota Internet das Coisas em mina de níquel e rastreia escavadeiras

Redação – 16.07.2019 –

Mineradora monitora operação de escavadeiras com alta precisão e margem de erro de 5 cm

A mineração 4.0 avança na extração de minério de níquel na mina da Anglo American em Barro Alto (GO). A empresa está adotando um módulo de GPS de precisão para rastrear a movimentação das escavadeiras que fazem a movimentação do minério na frente de lavra. O projeto GPS de Alta Precisão tem margem de erro de apenas 5 cm no máximo, ou seja, rastreia os equipamentos com bastante detalhamento.

“O grande benefício deste projeto é a redução da contaminação do minério com estéril (material que não serve para a extração do níquel) durante as operações de lavra, aumentando os teores alimentados nas usinas”, avalia Cairon Carvalho, coordenador de Planejamento de Mina. Segundo ele, os resultados são a maior produção de metal e a redução da quantidade de rejeitos.

De acordo com a Anglo American, o projeto envolve a integração de um software que realiza o roteamento das escavadeiras numa mina com módulos de GPS de alta precisão. O sistema é suportado por uma rede WiFi de alta velocidade na mina, o que proporciona um feedback online para todos os envolvidos no processo sobre a aderência da escavação realizada aos polígonos de minério planejados.

A iniciativa envolve uma mudança no sistema de despacho dos caminhões, que inclui uma ferramenta de alocação dinâmica. “Agora, o sistema contará com um algoritmo poderoso que tomará as decisões de logística de transporte na mina, garantindo a maximização da nossa eficiência operacional”, diz a nota oficial da mineradora.

A Anglo American antecipa que outras iniciativas devem acontecer no futuro e devem estar direcionadas à complexidade da mina de níquel. Para a empresa, os testes do Projeto de GPS de Precisão (HPGPS) “elevarão o patamar de controle dos processos de mineração da unidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *