Aplicativo valida documentos impressos de projetos de infraestrutura

Da redação – 18.11.2015

Lançado pela Construtivo, app verificação validade de materiais, com objetivo de eliminar erros de execução e garantir produtividade às obras.

O Colaborativo Mobile, aplicativo criado para validar cópias controladas na área de projetos de engenharia, tem como missão evitar erros de execução em campo. O programa elimina problemas de uso de versões erradas, validando a mais recente a partir da ferramenta de gestão de documentos em nuvem Colaborativo, também criada pela Construtivo, empresa especializada em recursos de tecnologia da informação para a área de engenharia.

Para verificar se o documento é válido, o usuário faz a checagem dos materiais a partir de três opções: via o OCR (reconhecimento óptico de caracteres) dos dados do carimbo, QR Code ou da digitação do título do documento. No segundo passo, o aplicativo permite o acesso da informação diretamente do banco de dados do Colaborativo, indicando se o documento consultado pode ou não ser utilizado.

De acordo com Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo, com o aplicativo não há mais desculpa para trabalhar com o projeto antigo ou alegar o recebimento da versão errada. O Colaborativo Mobile pode ser usado por todos os envolvidos: projetistas, engenheiros, construtoras, pessoal de obra e auditores. Para isso basta baixar gratuitamente o aplicativo na play store do Google.

Segundo ele, dependendo da obra, o excesso de mudanças na planta e a própria rotina no canteiro, com pessoas espalhadas, exigem alterações diárias. “Garantir que a desenho impresso seja validado antes de ser consumido é mais que uma questão de segurança, traz ganhos de produtividade e elimina erros de execução”, explica Granadeiro.

Fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e tornou-se uma empresa nacional. Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, ela tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 25 mil usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *