AT&T testa a primeira rede 5G corporativa nos EUA

Da Redação – 14.12.2016 –

Em parceria com a Ericsson e Intel, a operadora realizou a transmissão de vídeo 4K HD e de imagens de câmeras em tempo real, alcançando velocidades de 14 gigabits por segundo.
Um dos escritórios da Intel em Austin, no Texas (EUA), serviu para a AT&T testar a primeira rede 5G voltada ao mercado empresarial com tecnologia de onda milimétrica (mmWave). O ensaio faz parte de uma parceira entre as duas empresas e a Ericsson, com o objetivo de analisar o desempenho do 5G em um ambiente de negócios real. “Estamos saindo do laboratório para o campo e esperamos que a tecnologia mmWave seja uma parte importante da nova geração de redes wireless”, diz Rick Hubbard, vice-presidente sênior de Gerenciamento de Produtos de Rede da AT&T.
O vice-presidente sênior de Arquitetura e Design de Redes Wireless da AT&T, Tom Keathley, explica que a transmissão de vídeo móvel é vital para o desenvolvimento do 5G e que esse teste dá a oportunidade de acompanhar seu comportamento em distâncias físicas maiores entre as peças e o equipamento. “Com os avanços em 5G e 4G LTE, esperamos atingir velocidades de transmissão que rivalizem com as dos fornecedores de acesso por cabo”, ele afirma. O primeiro teste empresarial de rede 5G da operadora atingiu uma velocidade de cerca de 14 gigabits por segundo na transmissão de vídeo 4K HD e de imagens de câmeras em tempo real.
A rede piloto, segundo os executivos, também permitirá analisar a oferta de outros serviços corporativos, tais como acesso à internet, VPN, aplicativos de comunicações avançadas e o potencial do 5G VoIP nos espectros de banda de 15GHz e 28GHz. “Estamos empolgados em trabalhar com a AT&T nesse teste inicial, pois nosso foco está voltado ao desenvolvimento de produtos e aos investimentos que darão vida à 5G”, completa Aicha Evans, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Comunicações e Dispositivos da Intel.
Já a Ericsson ressalta que, além de trabalhar com a AT&T e com outras operadoras e parceiras do ecossistema, para fomentar o 5G, atua ainda nos testes de campo e na padronização da tecnologia, por meio de organizações globais e grupos da indústria. “Esse teste nos deixa um passo mais próximo da comercialização do 5G, viabilizando a cobertura da mmWave do ambiente externo para o interno em aplicações empresariais”, conclui Thomas Noren, chefe da área de produtos de rede da Ericsson.