Balanço do Ministério do Desenvolvimento Regional aponta 6,2 mil obras em 2020

Redação – 23.12.2020 –

Pasta também realizou mudanças estruturantes nas políticas públicas de saneamento, com o novo Marco Legal, e de habitação, com o Programa Casa Verde e Amarela

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou um balanço de suas atividades e das suas instituições vinculadas. Os dados indicam a conclusão de 6,2 mil obras de pequeno, médio e grande portes nas áreas de habitação, saneamento, mobilidade, desenvolvimento regional e urbano, segurança hídrica e proteção e defesa civil ao longo do ano. Foram, em média, 17 obras entregues por dia.

Também em 2020, o MDR entregou 410 mil moradias, das quais 61 mil foram para famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil. Com isso, mais de 1,6 milhão de pessoas passaram a ter acesso à casa própria. Os números incluem 49 mil famílias de baixa renda, além da retomada de 1,5 mil contratos, entre obras, projetos e outras ações, além de 30 mil unidades habitacionais cuja construção estava paralisada.

Neste ano, o MDR avançou, também, na reestruturação e modernização de políticas públicas fundamentais para ampliar investimentos por meio de parcerias público-privadas, apoiar e ampliar as oportunidades dos setores produtivos e melhorar a qualidade de vida da população.

A lista de ações, nesse caso, inclui o novo Marco Regulatório do Saneamento e o programa habitacional Casa Verde e Amarela, com mudanças estruturantes nos processos e na legislação. Na avaliação do ministério, os instrumentos contribuem para a atração de investimentos da iniciativa privada e para a possibilidade de uso de outras fontes que não oneram a União.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *