Belém receberá primeira smart grid do Pará

Da Redação – 09.08.2016 –

A Celpa e a Landis+Gyr firmaram acordo para trazer o primeiro projeto de smart grid ao Estado do Pará. A rede compreende comunicação por rádios, Tecnologia Mesh integrada com o sistema de medição centralizada na região central de Belém, permitindo o envio de dados de medição e análises em tempo real. De acordo com as empresas, a aplicação da tecnologia permite melhor gestão de perdas não técnicas, eficiência operacional e otimização da gestão do sistema.

Inicialmente, o projeto prevê a instalação e integração de medidores em 25 mil clientes da Celpa e a construção do sistema smart grid com capacidade para atender 45 mil consumidores.

O contrato de smart grid, com ampliação do Sistema de Medição Centralizada para Celpa é o mais recente de uma série de acordos firmados pela Landis+Gyr no Brasil. Desde o início de 2013, a empresa garantiu as duas maiores implantações na história desta indústria com a British Gas e a Tokyo Electric Power Company, além do maior contrato de smart grid brasileiro no Rio de Janeiro, com a Light.