Big Data chega aos prédios

Da Redação – 18.04.2018 

Plataforma na nuvem usa dados de energia par18a identificar falhas e indicar melhorias operacionais

A americana Johnson Controls está usando um recurso de análise de dados maciços sobre sistemas de energia para melhorar o desempenho em edifícios. A base de coleta são os recursos de automação da própria companhia, ou seja, o Metasys, ou de outros sistemas de automação. O processo utiliza medidores físicos e virtuais e apresenta as informações de forma gráfica e em painel.

Denominada Metasys Enterprise Management, a plataforma usa os sistemas de detecção e diagnóstico de falhas dos equipamentos com fonte de informação. Um dos recursos da plataforma acompanha as ordens de serviço da área de manutenção de ativos, verificando o status da resolução de problemas em equipamentos de energia que podem afetar o desempenho do prédio.

“O Metasys Enterprise Management ajuda os clientes a fechar o ciclo, fornecendo uma solução de plataforma única que identifica uma falha, sugere a ação corretiva apropriada, permite que os usuários criem uma ordem de serviço e acompanhem o progresso em direção à solução”, comenta Sudhi Sinha, vice-presidente de negócios de dados habilitados da Johnson Controls.

De acordo com ele, o gerenciamento reduz o tempo de execução da tarefa, dá maior vida útil do equipamento e leva a menores custos de energia. A plataforma também permitiria a análise de retorno de investimento (ROI) feito nos edifícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *