BNDES libera R$ 145 milhões para Fortaleza

Redação – 16.07.2019 –

Valor será investido em saneamento, pavimentação e urbanização na capital cearense

O BNDES liberou um financiamento de R$ 145 milhões para a prefeitura de Fortaleza, montante que deve ser investido em cinco localidades da capital. O pacote de obras inclui a construção de mais de 70 km de rede de esgoto, duas estações de tratamento, 5 elevatórias e 14 km de sistemas de drenagem. Também faz parte a pavimentação de mais de 500 mil m². As obras devem se estender até 2022, com a estimativa de geração de 430 novos postos de trabalho na avaliação do banco de desenvolvimento.

A fiscalização e a supervisão das obras ficarão a cargo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que contratará empresa independente de gerenciamento. Concluídas as obras, sua gestão e manutenção ficarão a cargo da concessionária estadual, a Cagece.

O projeto financiado pelo BNDES vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e melhorar a qualidade de vida nessas ruas e comunidades em bairros com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Fortaleza. A Regional V, por exemplo, é a região mais pobre e populosa do município (abriga 21% da população da capital). Nela, menos de 25% dos imóveis têm acesso à rede pública de esgotamento sanitário. Já a Regional VI, reúne cerca de 20% dos habitantes de Fortaleza e o percentual de domicílios com acesso à rede pública de esgotamento sanitário fica em torno de 24%.