Bolhas em pneus aumentam o risco de acidentes no trânsito

Da redação – 17.11.2016 –

Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) alerta para o problema, que passa despercebido de alguns motoristas. 

O aparecimento de bolhas nos pneus de veículos de passeio ou de carga é uma ocorrência comum e que pode ser um sério risco de acidentes no trânsito. De acordo com a instituição, a origem do problema envolve desde a falta de calibragem até amassados e impactos nas rodas. Diferentemente dos problemas de lataria e riscos na pintura, as bolhas costumam ser ignoradas pelos donos dos veículos e é aí que reside a ameaça.

Na avaliação da entidade, “o surgimento de bolhas nas borrachas dos pneus é considerado um fenômeno do meio automotivo que acontece, principalmente, em função dos danos causados por buracos, guias, valetas ou impactos que possam danificar a estrutura da malha metálica ou demais regiões que compõem a estrutura do pneu”.

Com a perda de resistência, o veículo fica instável, na avaliação de Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil. De acordo com ele, a correção do problema envolve a substituição do pneu avariado, uma vez que um novo é sempre a alternativa mais segura, principalmente em relação ao processo de vulcanização, realizado em borracheiros, prática que Burin não recomenda.

O melhor caminho ainda é a prevenção, o que significa que os motoristas devem reduzir a velocidade sempre que for passar por algum buraco, lombada e meio fio. Outra dica é evitar raspar o pneu quando estacionar o carro próximo à guia. Já a troca do pneu deve ocorrer sempre que os componentes apresentarem desgaste na marcação do TWI, que é o indicador de desgaste, ou quando o código DOT ultrapassar 5 anos.

Outras recomendações do Cesvi Brasil incluem a redução dos desgastes irregulares por meio da utilização da pressão indicada no manual do proprietário, além da organização de um cronograma alinhamento e balanceamento do carro.