BR Distribuidora adquire Targus e passa a atuar na comercialização de energia

Redação – 27.11.2020 – 

A BR Distribuidora anunciou ontem um acordo para aquisição da comercializadora Targus Energia. Com isso, ela a atuar no segmento de comercialização de energia elétrica. “Dentro de suas competências, a BR quer entregar a energia que o cliente quer consumir, no momento e na forma como ele quiser. Agora também como comercializadora, damos mais um passo para oferecer mais soluções para nossos clientes” diz Rafa Grisolia, presidente da BR.

Para a aquisição de participação na Targus Energia, a BR irá desembolsar R$ 62,1 milhões entre primária e secundária, ao longo dos próximos quatro anos, e passa a ser a controladora da Targus com 70% das ações. A transação prevê ainda mecanismos de earn-out e opções de compra e venda dos 30% restantes.

O negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre outras condições precedentes típicas neste tipo de transação.

A Targus iniciou sua operação com as atividades de compra e venda de energia no ambiente de contratação livre (“ACL”) e expandiu para os segmentos de geração distribuída e gestão energética de consumidores e geradores no ACL.

Fundada em 2017, a Targus Energia possui cerca de 200 unidades consumidoras em sua carteira, tendo negociado 3,9 mil gigawatts-hora (GWh) em 2019, obtendo um faturamento de R$ 900 milhões.

“Nosso crescimento é fruto da pluralidade técnica da equipe e do comprometimento com a gestão dos processos, contando com especialistas em comercialização, gestão de consumidores, regulação e modelagem do setor elétrico. Esta parceria criará o veículo de crescimento da BR no segmento de energia com uma plataforma integrada de soluções energéticas para a sociedade”, diz Daniel Lima, sócio da Targus Energia.

O mercado livre de energia, que representa hoje cerca de 30% do consumo energético do país, tem amplo potencial de crescimento para os próximos anos. A BR pretende absorver essa oportunidade a partir da utilização de sua rede de clientes, capilaridade comercial e estrutura financeira, somados à expertise e capacidade de execução dos sócios da Targus, que permanecerão na operação.

“Essa parceria com a BR fortalece e acelera os planos de ambas as companhias para os próximos anos. A energia será oferecida aos clientes da BR e a todos os consumidores do país, tanto na forma elétrica, através do ACL e de geração distribuída, quanto na forma de gás natural, com o desenvolvimento do Novo Mercado de Gás. Nosso objetivo será a redução de custos e o aumento da competitividade dos nossos clientes”, diz Thiago Natacci, sócio-fundador da Targus.

Com o investimento, a BR contará com um portfólio adicional de produtos de energia. Além do mix já atualmente oferecido e da venda propriamente dita, a BR oferecerá serviços relacionados ao mercado livre, produtos de geração distribuída para consumidores menores e eventualmente produtos e serviços relacionados ao futuro mercado livre de gás.

No mercado B2B, o portfólio da BR inclui aproximadamente 14 mil grandes clientes, em segmentos como aviação, transporte, produtos químicos e supply house, que poderão se beneficiar dessa nova empreitada.

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