Brasil bate recorde de geração de energia

Da redação – 07.10.2016 –

Dados da Aneel destaca começo de operação comercial de parques eólicos e de novas unidades de Jirau. País deve fechar o ano com mais 9,7 GW a mais. 

A capacidade instalada de geração de energia aumentou no país e bateu o crescimento histórico de 2014, quando tinham disso adicionados 7.509 MW. O volume já foi superado no começo desse mês, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurou que o Brasil acrescentou 7.525,3 MW à sua capacidade de geração. Ou seja, mesmo a dois meses do fim do ano o país pode acabar 2016 com uma notícia boa para o segmento.

Na avaliação da Aneel alguns fatores contribuíram para o recorde histórico, entre eles o o início da operação comercial de parques eólicos conectados na subestação Ibiapina, de responsabilidade da Chesf, em setembro. Outra iniciativa foi a ativação de duas unidades geradoras da hidrelétrica de Jirau, também no mês passado.

A agência destaca ainda a inicialização de outras fontes geradoras, caso da conclusão da motorização de Jirau e do começo da operação da terceira unidade do sítio principal de Belo Monte. O acompanhamento das máquinas da ampliação da usina de Santo Antônio, com testes praticamente concluídos, é outra novidade para os próximos meses.

Pela estimativa da Aneel, que acompanha periodicamente a capacidade instalada, cerca de 9.700 MW em novos empreendimentos de geração devem entrar em operação em 2016. O monitoramento abrange todos os empreendimentos em implantação no país, independente da fonte de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *