Brasileiros apostam em infraestrutura para geração de empregos

Da Redação – 12.09.2017 –

Pesquisa da Ipsos aponta que 65% dos entrevistados acreditam que país deve investir mais em infraestrutura

Um levantamento inédito da empresa de pesquisa e consultoria Ipsos indica que 65% dos brasileiros acha que os investimentos em infraestrutura podem gerar mais empregos no país. A pesquisa é inédita e vai ser apresentada nessa semana no Latin American Infrastructure Leadership Forum, que começa hoje em São Paulo e que está em sua décima quinta edição. De acordo com a Ipsos, outros 31% de brasileiros avalia que os investimentos em infraestrutura devem beneficiar o crescimento econômico em longo prazo.

Intitulado Pulso Brasil, o levantamento apurou ainda um descolamento entre a percepção do brasileiro sobre o que é investimento em infraestrutura. Obras em saúde, como hospitais e postos de saúde, são identificadas por 37% dos entrevistados como infraestrutura, enquanto manutenção de ruas, avenidas e transporte público são mencionados por 28%. Rodovias, aeroportos, portos e ferrovias são mencionados por apenas por 7% dos brasileiros como investimento em infraestrutura.

“Infraestrutura no Brasil é associada àquilo que está presente no cotidiano das pessoas. Por serem áreas deficientes, saúde e transportes são bastante lembrados quando se aborda a questão pelo prisma do investimento”, diz Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs, responsável pelo Pulso Brasil.

O estudo também revela que para o brasileiro, o principal responsável por investimentos em infraestrutura é o governo. Apenas no setor de telecomunicações, que passou por um processo de privatização na década de 90, a iniciativa privada aparece como principal responsável (39% setor privado contra 33% do governo).

Outro dado que chama atenção é que a maioria dos brasileiros tem a percepção de que as empresas de infraestrutura estão envolvidas em práticas de corrupção e de que é impossível o setor fazer negócios no Brasil sem recorrer a essa sistemática. “Num contexto de forte desconfiança, essa percepção negativa sobre as práticas do setor é um desafio a mais na discussão dessa agenda de investimentos”, reforça Cersosimo.

O levantamento sobre a percepção do brasileiro sobre infraestrutura é inédito e faz parte da pesquisa mensal Pulso Brasil. O estudo da Ipsos contou com 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.