Brasília renova frota urbana de ônibus e troca 728 veículos dos atuais 2.800 em atividade

Redação – 03.12.2019

Do total, 590 deles foram vendidos pela Mercedes-Benz para quatro das cinco concessionárias da capital federal

A montadora alemã vai fechar 2019 com um pacote importante de venda de ônibus urbanos: 590 veículos que fazem parte da renovação da frota de Brasília. Segundo o jornal Diário do Poder, a cidade teria um total de 2.822 veículos, com tempo médio de uso 5,5 anos. A troca envolve 728 ônibus e a Mercedes-Benz levou 81% do pacote de renovação. A troca acontece depois de sete anos da transformação do sistema de transporte urbano da cidade, com novo sistema de concessão e cinco empresas privadas, além da estatal TCB.

De acordo com a Mercedes-Benz, quatro concessionárias são responsáveis pela compra: 320 unidades para a Viação Pioneira, 130 para a Urbi Mobilidade Urbana, 70 para a Auto Viação Marechal e 70 para a Piracicabana. “As entregas já foram iniciadas e a previsão é que todos os veículos estejam em operação até janeiro de 2020”, informa a companhia. Com exceção da Piracicabana, as outras três possuem uma frota 100% da marca alemã. A Mercedes também afirma ser a líder em vendas no segmento.

A Viação Pioneira possui mais de 600 ônibus, enquanto a Urbi Mobilidade tem uma frota de 500. Já a Auto Viação Marechal, atua com a Mercedes-Benz no Distrito Federal há 6 anos, mas sua trajetória com a marca vem de uma longa história que acontece há mais de 5 décadas. A empresa possui 464 ônibus da marca. A Viação Piracicabana, fecha o grupo e tem como destaque a compra do ano passado, quando adquiriu 120 ônibus da marca.

A Mercedes-Benz fez parte da grande renovação de frota em Brasília que aconteceu entre os anos de 2013 e 2014, fornecendo um total de 2.000 ônibus para a capital do País. “Foi uma venda histórica e, de lá para cá, a marca se consolidou no Distrito Federal pela confiabilidade e baixo custo operacional que resultaram na venda de quase 600 novos ônibus nessa renovação”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *