BRT de Sorocaba adota higienização com raios ultravioleta

Redação – 06.11.2020 –

Procedimento é aprovado pela Anvisa e elimina em 99,9% do coronavírus segundo a concessionária que opera o sistema

O corredor urbano de ônibus rápido (BRT) de Sorocaba terá mais uma medida de sanitização contra a propagação do coronavírus: a Concessionária BRT Sorocaba vai adotar o método de descontaminação dos veículos usando a tecnologia de radiação ultravioleta (UV). A operadora lembra que, de acordo com estudo recente publicado na Scientific Reports, a luz ultravioleta elimina em até 99,9% o coronavírus quando exposto a essa radiação durante o período de 25 minutos.

A solução é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já é utilizada no Brasil em diversos ambientes, incluindo metrô, ônibus, hospitais e escritórios. Além de acabar com o vírus, a radiação também extermina bactérias e outros tipos de microrganismos nocivos, segundo a Concessionária BRT.

Tecnicamente o funcionamento da tecnologia usa uma lâmpada especial de ozônio para fazer a desinfecção: os raios UV limpam as superfícies no interior dos ônibus, eliminando o vírus. Para realizar a higienização, a lâmpada é colocada no centro do veículo e, com as portas fechadas, é acionada via controle remoto. Após a ativação, o ambiente fica exposto aos raios UV por 30 minutos e tudo que está ao alcance da luz é esterilizado.

Segundo Manoel Ferreira, diretor Superintendente do BRT Sorocaba, os procedimentos de limpeza diários com desinfetantes químicos continuam sendo realizados. O uso dos raios UV vem para somar aos protocolos já executados pela empresa. Ele reforça ainda que a empresa disponibiliza álcool gel nos veículos no momento do embarque e pede aos passageiros que continuem seguindo as orientações com uso de máscaras e a higienização das mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *