Cabo submarino interliga energia da Noruega e Alemanha

Redação com DW – 28.05.2021 – NordLink tem 623 km de extensão, dos quais 516 km foram instalados no Mar de Wadden e no Mar do Norte

Um dos maiores cabos submarinos do mundo entra em ação para interligar as redes de geração de energia da Noruega ao sistema de energia da Alemanha. O NordLink é uma rede de transmissão que vai levar aos alemães a energia sustentável produzida pelos noruegueses. O projeto foi inaugurado ontem, apesar de ter sido ativado há cerca de um ano conforme informações do DW, veículo oficial de notícias da Alemanha.

Segundo Tim Meyerjürgens, CEO da concessionária alemã Tennet, é a primeira vez que os mercados de eletricidade dos países estará diretamente conectado. Ele lembra que a etapa atual é de ajustes finos. O cabo de transmissão deve levar energia hidroelétrica da Noruega para a Alemanha e suprir o país, em caso de não fornecimento suficiente das redes de painéis solares e das fazendas eólicas alemãs.

O mesmo pode acontecer em sentidos oposto: a geração solar e eólica alemã poderá abastecer os escandinavos nos tempos de seca, quando os reservatórios das usinas hidrelétricas não estiverem cheios. Do lado da Noruega quem opera a linha de transmissão é a concessionária Statnett.

Com 623 km de extensão total, os cabos cruzam o Mar de Wadden e o Mar do Norte por 516 km. O restante da rede corre pelo território alemão, sendo 54 km de rede enterrada. O cabo tem capacidade para 1.400 MW e pode abastecer até 3,6 milhões de residências. Ele também não é o único do gênero no Mar do Norte, onde já está ativo o Norned, que interliga os mercados de energia da Noruega e dos Países Baixos, com 580 km de extensão.

Outro cabo liga o Reino Unido aos Países Baixos e entrou em operação em 2011, apenas trêa anos depois do Norned. E, desde setembro de 2019, a Dinamarca e os Países Baixos tem trocado eletricidade por meio do COBRAcable, cuja extensão soma 325 km.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *