Caçamba de aço especial amplia performance na movimentação de mármores e granitos

Redação – 17.04.2020 –

A Innova Metalmecânica está lançando o que ela classifica como a primeira caçamba com ferramenta de penetração de solo (FPS) especial para a movimentação de mármores e granitos do país. O implemento de escavadeiras é feito em ação de alta resistência e promete ganho de performance e durabilidade frente a outras soluções utilizadas nesse mercado.

Para a fabricante, as rochas ornamentais (mármores e granitos) são materiais nobres que têm como desafio principal da operação a movimentação dos grandes blocos extraídos da lavra. “Esses blocos possuem alta abrasividade quando em contato com as caçambas que fazem a sua movimentação. O desgaste excessivo resulta em custo com reforma das caçambas ou com a aquisição de novas. Além do custo diretamente relacionado às reformas ou aquisição de novas caçambas, tem também o custo mais elevado devido à perda de produtividade com as paradas da produção para substituição das caçambas. O grande desafio do segmento de extração de rochas ornamentais é, portanto, reduzir seus custos de operação. Logo, há um grande interesse por caçambas com maior durabilidade”, diz Paulo Seabra, diretor-geral da NLMK South America.

As novas caçambas são feitas em aço alta resistência QUARD 500, produzidos pela NLMK. “O Quard é um aço martensítico resistente ao desgaste com dureza média de 500 HBW. Sua altíssima resistência ao desgaste por abrasão e impacto o torna ideal quando se busca uma maior vida útil”, diz.

Segundo o diretor da Innova, Bruno Baroni, o ganho de performance da caçamba graniteira é 53% superior em relação a soluções concorrentes. Ele diz que a durabilidade da chapa QUARD a torna ideal para máquinas grandes usadas em condições exigentes. Além disso, possuem propriedades que permitem corte de alta precisão independentemente da técnica utilizada: fresagem e furação são feitos sem falhas; o raio de dobramento é reduzido para melhor desempenho e a soldagem é de maneira mais fácil com um resultado de qualidade, enquanto mantém altas propriedades mecânicas das chapas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *