Califórnia abre nova fase para carros autônomos

 

Da Redação – 20.03.2017 –

Estado americano anunciou, na semana passada, que planeja permitir testes reais até o final do ano.

O Department of Motor Vehicles, da Califórnia, decidiu autorizar os testes de carros autônomos – sem a presença de um motorista como backup dentro dos veículos – nas estradas do estado. Até o final do ano, o departamento deve estabelecer como as empresas poderão colocar suas tecnologias em campo nas condições anunciadas na semana passada.

De acordo com a publicação MIT Technology Review, do famoso instituto de pesquisa, os carros deverão ser monitorados remotamente por um operador durante o tempo todos dos testes. A revista repercute a pergunta de outras mídias internacionais como o inglês The Guardian: a tecnologia está madura o suficiente?

Na corrida atual pelo desenvolvimento estão players diferentes, entre os quais Waymo, Tesla e mesmo o Uber. Entre as dificuldades listadas estão o desempenho em situações de risco como estar atrás de um caminhão, quando a perícia do motorista conta. A experiência do Uber – com motoristas embarcados – indica que sua frota de 43 carros autônomos percorreram 20,4 mil milhas, mas os profissionais que estavam dentro dos veículos tiveram que intervir a cada 0,8 milhas, em média, por questões de segurança.

Ainda sobre as métricas do Uber, listadas pela MIT Technology Review: o motorista embarcado tomou o controle do carro em situações de chuva pesada ou sinalização deficiente, mas o que se destaca é o que a empresa chama de intervenções críticas. Nesse caso, se o profissional dentro do carro autônomo não tomasse a dianteira, poderiam ocorrer incidentes com danos físicos, estimados em pelo menos 5 mil dólares ou ainda dados aos carros. A redução de incidentes tem se reduzido, passando de um a cada 50 milhas (janeiro desse ano) para um a cada 196 milhas (semana passada).