Câmera térmica é a novidade da New Holland para inspeção de componentes

Por Rodrigo Conceição Santos (da M&T Expo) – 29.11.2019 –

Uma câmera capaz de avaliar o comportamento térmico de cada componente do conjunto motor do equipamento pesado é uma das apostas da New Holland Construction para o futuro da manutenção preditiva. Em suma, é um termovisor baseado no conceito de que é possível detectar um ponto de falha através da medição de calor das peças.

Segundo a fabricante, as imagens térmicas representam uma das tecnologias mais avançadas para aprimorar a percepção visual e isso já foi constatado e utilizado por vários setores, inclusive o esportivo, que consegue prever lesões de jogadores de futebol com até cinco dias de antecedência.

No caso da New Holland, a ideia é que a leitura de imagens térmicas emitam cores previamente parametrizadas sobre as imagens, facilitando a identificação de peças sob risco de avaria por conta do superaquecimento. “A capacidade de ver o calor dessa forma cria um nível inteiramente novo de percepção, permitindo detectar problemas que podem ter passado despercebidos ao olho humano”, diz Paulo Cassimiro, gerente de suporte ao produto da empresa.

Ele explica que, a olho nú, nós somos capazes de enxergar uma faixa restrita – quase nula – de luz presente no espectro eletromagnético, ondas de rádio, micro-ondas, luz infravermelha, luz ultravioleta e raio-X. O termovisor proposto pela New Holland amplia esses sinais para melhorar a percepção do nossos olhos, tornando a energia térmica nítida para a tomada de decisão.

Esse sistema ainda não está disponível comercialmente e foi exposto durante a M&T Expo em forma de conceito, assim como outras tecnologias da fabricante no estande, como a escavadeira acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.