Câmaras municipais de Santos e Guarujá aprovam moção de apoio ao túnel imerso para ligação seca

Redação – 25.08.2021 – Documentos serão encaminhados ao presidente da República e ao Ministério da Infraestrutura 

Vereadores aprovam documento que defende túnel imerso como a melhor alternativa para a ligação entre Santos e Guarujá. Câmara Municipal do Guarujá também aprovou moção semelhante na última semana 

Uma moção de apoio ao projeto do túnel imerso para a ligação seca entre Santos e Guarujá foi aprovado pela Câmara Municipal de Santos. No último dia 10 de agosto, a Câmara Municipal de Guarujá também aprovou uma moção semelhante para viabilizar a solução desse gargalo centenário da Baixada Santista. 

Ambos os documentos, aprovados pelos vereadores, serão encaminhados ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e demais representantes da pasta e autoridades locais. 

O engenheiro naval Casemiro Tércio de Carvalho, porta-voz da Campanha Vou de Túnel, movimento popular e de empresas privadas em prol da obra, analisa que as moções das câmaras municipais e o apoio da União de Vereadores da Baixada Santista são demonstrações do avanço do projeto do túnel como opção definitiva para a ligação seca. 

“O projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá avançou consideravelmente nos últimos meses. Além das ações do Poder Legislativo, o Ministério da Infraestrutura se comprometeu, em audiência pública, a definir qual obra fará a ligação seca até setembro. A única opção viável, que segue a tendência internacional e que atende os interesses tanto da operação portuária quanto da população dos municípios envolvidos é o túnel imerso”, garante. 

De acordo com o projeto, o túnel Santos/Guarujá atenderá mais de 40 mil pessoas por dia e reduzirá em 25 minutos o tempo de travessia. O trajeto entre as cidades terá apenas 1,7 quilômetro e passará a ser feito em menos de cinco minutos, além de atenuar as filas na balsa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *