Camargo Corrêa Infra e Instituto de Engenharia juntam-se para capacitar profissionais em BIM

Redação – 27.09.2019 –

Curso começa nesta semana e vai até segunda quinzena de dezembro

A capacitação de profissionais em Building Information Modeling (BIM) é o foco do curso promovido em conjunto pela Camargo Corrêa Infra e pelo Instituto de Engenharia (IE). Intitulado Especialização em BIM aplicado à implantação de obras de Infraestrutura, a iniciativa começa nessa sexta (27/9) e tem duração até 14 de dezembro. A orientação da formação será tripartite, com professores da Frazillio & Ferroni, da construtora e do instituto, usando a plataforma de BIM da Autodesk. O público alvo envolve engenheiros, arquitetos e tecnólogos formados.

O conteúdo das aulas inclui contextualização e características de obras de infraestrutura, plano estratégico de execução BIM, processo de conversão de projetos 2D para modelos 3D e estudos para implantação de canteiros de obras e acessos. O projeto de acesso à obra e platôs de canteiros, trabalho com nuvem de pontos, levantamento de quantidades e a programação e controle em 4D também fazem parte do currículo, assim como o uso do BIM na frente de serviço. A prática do curso será testada com a visita a uma das obras da Camargo Corrêa Infra.

O trabalho colaborativo, ou seja, a inclusão do profissional que coordena a obra em campo, também faz parte da formação. Ele será treinado para acessar o projeto e lidar com todos os detalhes da sua complexidade por meio de um aparelho móvel. Com isso, o profissional de campo literalmente mantém o controle de cada passo da construção e pode se comunicar diretamente com a equipe no escritório da empresa, com reportes em tempo real do andamento da obra.

“Os alunos da primeira turma são profissionais de empresas ou são ligados a instituições de ensino que já investem no uso do BIM”, comenta Marcelo Nonato, especialista em Construção Virtual da Camargo Corrêa Infra. “A especialização é uma oportunidade para acelerar as implantações de BIM. A experiência da Camargo Corrêa Infra com BIM credencia a construtora a oferecer este curso a toda cadeia da construção, reunindo no mesmo espaço projetistas, construtoras, contratantes e a academia”, argumenta.

Para Ivan Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia, o sentimento é bem parecido. “Visualizamos uma demanda do mercado em saber mais sobre BIM. Com isso, promovemos desde o início do ano, um treinamento chamado Terças de BIM, que leva mais de 200 pessoas ao IE”. Segundo ele, a iniciativa atraiu a Camargo Corrêa Infra e ambas resolveram viabilizar o curso atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *