Câmera de monitoramento foca no nicho de rodovias

Da Redação – 01.12.2017 –

Equipamento identifica veículos na contração ou em rápida desaceleração ou mesmo pessoas descendo do carro

Um Big Brother do bem avança entre as concessionárias de rodovias, com as novas tecnologias de videomonitoramento. É o caso do lançamento da séria Q86, da Axis Communications. De acordo com a fabricante, a tecnologia permite identificar veículos com comportamentos fora do padrão, incluindo aqueles  na contramão ou que trafegam no acostamento ou ainda aqueles que apresentam uma desaceleração rápida. Também é possível localizar pessoas descendo do carro em condições inadequadas.

A análise é automática e o sistema de gerenciamento das câmeras envia alertas imediatos à central de controle das concessionárias, o quel pode “agilizar o atendimento aos usuários, exibir alertas aos motoristas e reduzir o risco de acidentes”, na avaliação da Axis Communications.

A tecnologia por trás dos recursos envolve a combinação com o sistema WDR Forense, da Axis, e permite, entre outras coisas, operar com baixa luminosidade, mas sem perder a qualidade de imagem.  A câmera também possui infravermelho de longo alcance (até 500 metros) para capturar imagens noturnas em cenários que podem ser afetados pela poeira excessiva, salinidade, areia ou a emissão de fuligem, especialmente para o monitoramento de tráfego.

Novas câmeras fora apresentadas para integradores em São Paulo: recursos envolvem infravermelho de longo alcance, entre outros 

As tecnologia Detecção Automática de Incidentes (DAI), criada pela Citilog, parceira da Axis, será embarcada nas câmeras. Com ela é possível, na avaliação das empresas, otimizar o cotidiano das equipes de segurança de transporte. Em resumo: reduziria o tempo de atendimento aos motoristas e passageiros. “Os modelos também representam ganhos às equipes de TI, com a tecnologia de compressão Zipstream, para economia de largura de banda”, informa a Axis.

A série Q86 conta com manutenção remota contra chuva e sujeira, utilizando limpadores. Com isso, é possível ter imagens de alta qualidade em HDTV 1080p, Zoom de 30x com Foco Inteligente, ou seja, foco instantâneo em áreas predefinidas e de extrema sensibilidade à luz. A câmera também pode ser utilizada para monitoramento urbano, portos, aeroportos e infraestrutura crítica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *