Caminhão elétrico pesado da Mercedes-Benz começa a ser fabricado em série na Europa

Redação – 02.07.2021 – Veículo tem bateria com autonomia para 400 km, com eixo e dois motores elétricos. Produção deve ser iniciada em setembro

Bateria elétrica permite autonomia para 400 km

Os veículos elétricos não são novidade, mas no segmento de caminhões pesados a oferta ainda é restrita. Com o anúncio da Mercedes-Benz, o escopo nessa área acaba de ser ampliada. A montadora vai iniciar a fabricação em série do eActros elétrico a partir de setembro na Alemanha. O caminhão terá bateria com autonomia para 400 km, com foco no mercado de transporte pesado em serviços de distribuição em áreas urbanas. A história do caminhão começou em 2016 e prosseguiu com testes práticos de dez protótipos a partir de 2018. Agora, a companhia passa a fabricá-los em série.

O eActros tem uma unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Ambos os motores proporcionam conforto de condução e dinâmica do veículo, enquanto a propulsão elétrica silenciosa e livre de emissões faz com que o caminhão também possa ser usado para entregas noturnas e consiga entrar em centros urbanos que tenham restrição de circulação de veículos a diesel. Dependendo da versão, o eActros utiliza três ou quatro baterias – cada uma com uma capacidade de cerca de 105 kWh. Graças a uma capacidade máxima de 420 kWh, uma autonomia de até 400 quilômetros é possível. Para serem carregadas, as três baterias precisam de um pouco mais de uma hora de 20 a 80 por cento quando conectadas a uma estação de recarga normal de 400A DC. “

Além disso, o caminhão elétrico apresenta um alto grau de digitalização e conectividade, que favorece a segurança. Os exemplos incluem os sistemas instalados de série como o MirrorCam, o Side Guard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) ou a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres, mas também com relação aos desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão.

O modelo será produzido na maior fábrica de montagem de caminhões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha. Nos últimos meses, as preparações para a fabricação incluíram a construção de uma nova linha de montagem. Numa fase inicial, o modelo de produção em série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. A montadora não especificou quando outros mercados serão contemplados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *