Caminhão pesado da Mercedes funciona há mais de ano com motor elétrico na Europa

Redação – 14.11.2019 –

O caminhão eActros da Mercedes-Benz (esse “e” significa elétrico) passa por testes práticos há mais de um ano na Europa. Empresas da Alemanha e da Suiça testam modelos de 18 e 25 toneladas em operações reais e, segundo a montadora, a troca de informações com esses clientes, os seus motoristas, transportadores e gestores de frotas rendeu uma série de informações de referencia para produção em série do caminhão em 2021.

Ainda de acordo com a Mercedes-Benz, os testes mostram que, em serviços de distribuição em curtas distâncias, é possível obter zero de emissões com o uso do eActros.

Conclusões dos testes reais

Uma das importantes conclusões dos testes práticos é que é possível obter autonomia de até 200 quilômetros. Em termos de disponibilidade e desempenho, o veículo elétrico não perde para o modelo a diesel da mesma categoria. Os motoristas relataram torque continuamente disponível em todas as faixas de velocidade e operação silenciosa do veículo, além de experiência confortável e suave na condução.

Quando o motorista adota um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos motores elétricos. Isso diminui a necessidade de uso do pedal do freio de serviço.

O eActros foi testado em operações que vão desde gêneros alimentícios até material de construção e matérias primas. Essa variedade de requisitos implica em equipar os veículos com inúmeros tipos de carroçarias, como baú, frigorífico, cargas a granel, etc.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *