Caminhões autônomos da Caterpillar superam 3 bilhões em movimentação de minérios

Redação – 14.05.2021 –

Tecnologia está disponível para veículos fora de estrada de 190 a 360 toneladas

A mineração 4.0 também se mede em toneladas e a Caterpillar acaba de mostrar isso com sua tecnologia MineStar Command for Hauling, indicada para caminhões autônomos. A empresa superou os 3 bilhões de toneladas movimentadas em veículos equipados com o recurso. Estamos falando de grandes equipamentos fora de estrada e cuja capacidade de transporte varia de 190 a 360 toneladas por viagem.

De acordo com a Cat, o novo marco está acompanhado pela expansão nos tipos de minérios movimentados de forma autônoma, bem como pela oferta crescente de modelos de caminhões, incluindo os veículos de outros fabricantes equipados com o sistema autônomos da fabricante norte-americana.

“Desde que ultrapassamos a marca de 2 bilhões de toneladas, nossos caminhões autônomos entraram em mais minas e foi o primeiro do mundo a operar em uma mina de ouro”, informa Jim Hawkins, diretor da Cat MineStar Solutions. “Desde que ultrapassamos o primeiro 1 bilhão de toneladas, nossa frota de caminhões autônomos expandiu quase 250%”, conta.

A Caterpillar tem frotas com o sistema de transporte autônomo (Autonomous Haulage System – AHS) operando em três continentes – América do Norte, América do Sul e Austrália – em 17 minas operadas por nove clientes distintos. Os minérios extraídos usando Cat Command for Hauling incluem ferro, areias betuminosas, cobre, carvão e ouro. Segundo a empresa, os clientes que adotam o sistema notaram uma produtividade até 30% maior.

A solução Cat Command for Hauling agora abrange os modelos de 190 a 360 toneladas (210 a 400 toneladas curtas). Os modelos de caminhões autônomos oferecidos incluem Cat 789D, 793D, 793F, 797F e o 794 AC de 297 toneladas métricas com acionamento elétrico. Já os kits de retrofit do Command estão disponíveis tanto para os caminhões de mineração Cat quanto para caminhões de outros fabricantes e outros equipamentos de carregamento.

Desde que os primeiros caminhões autônomos Cat foram encomendados em 2013, esses modelos AHS percorreram mais de 110 milhões de quilômetros – o equivalente a uma viagem de ida e volta em linha reta até Marte, sem acidentes com afastamento associados à operação automatizada do caminhão.

“Continuamos reduzindo o tempo entre nossos principais marcos porque, desde o contrato inicial até a implantação total, melhoramos constantemente a eficiência de implementação do Cat Command. Considerando a consistência e tendência dos marcos anteriores, prevemos ultrapassar as 4 bilhões de toneladas movimentadas em um ritmo de tempo ainda mais rápido daquele que levamos para alcançar as 3 bilhões de toneladas”, disse Marc Cameron, vice-presidente da Caterpillar Resource Industries. “Olhando para o futuro, estamos planejando a expansão do Command for Hauling para incluir nosso caminhão de mineração Cat 785 de 140 toneladas”, conclui Cameron.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *