Casa construída em 24 horas aparece como alternativa ao déficit habitacional

Redação 22.02.2019 –

A próxima edição da Feicon Batimat, planejada para abril, promete apresentar a construção de uma casa em 24 horas. Trata-se de uma obra de 45 metros quadrados, dentro dos padrões para financiamento do Minha Casa, Minha Vida, e produzida em concreto pré-fabricado. Várias empresas participam da proposta, sendo a Inovatech Engenharia e a organizadora da Feicon, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, as idealizadoras. O pré-fabricado está sendo fornecido pela Kronan.

“O objetivo é construir para reduzir prazo, ter segurança e ergonomia para os operários. Nesse sistema, o trabalho é predominantemente executado em bancada, reduzindo riscos de acidentes no canteiro”, diz Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech.

Segundo ele, a arquitetura da Casa24h é moderna, considerando premissas de acessibilidade e inclusão que são adaptáveis à obra de acordo com cada necessidade.

O desenvolvimento do projeto contou com conceitos avançados e a interligação de BIM (Building Information Model) com Lean Construction (implantação do sistema de construção enxuta). Os insumos também foram submetidos à análise do ciclo de vida (ACV) com metodologia australiana, que é uma das maneiras mais evoluídas para provar a sustentabilidade.

A aposta dos empreendedores é de que esse tipo de construção seja uma oferta forte para a luta contra o déficit habitacional brasileiro que hoje é de 8 milhões de moradias. Um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que para acabar com esse déficit, o país precisaria construir 1 milhão e 200 mil habitações até 2029, o que representaria o desafio de produzir 100 mil unidades por mês.

Empresas e soluções da Casa24 (ordem alfabética)

  • Atai Engenharia – Gerenciamento de projeto e execução;
  • Buildin – Núcleo de Conteúdo;
  • Etool Brasil – Análise de Ciclo de Vida da Construção;
  • Kronan Sistemas Construtivos – Sistema industrializado de paredes de concreto;
  • Lean Institute Brasil – Implantação de Sistema LEAN;
  • Makinsthal – Sistemas elétricos e hidráulicos industrializados;
  • QuattroD – Metodologia BIM;
  • Rgk Engenharia – Projetos de instalações elétricas e hidrossanitárias;
  • Rubio & Luongo Arquitetura – Concepção arquitetônica;
  • Spot Inclusão – Desenho Universal, Acessibilidade e Inclusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *