Case e Leica criam trator com copiloto automático

Da Redação – 08.08.2017 –

Tecnologia seria uma ponte entre sistemas apenas indicativos e a automação de fato

A Case, fabricante norte-americana de equipamentos para o setor de construção e mineração, entre outros, acaba de lançar o SiteControl CoPilot, plataforma que é um intermezzo entre a automação completa da operação de um trator e um sistema que fornece indicações da operação. O aspecto de transição da tecnologia tem um apelo interessante: ela pode ser ativada em equipamentos legados, ou seja, a partir de um retrofit em tratores da série M, da Case. Outra opção é ativá-la como um componente de fábrica.

Mas o que é o SiteControl CoPilot? Segundo a edição online da revista Equipment World, trata-se de uma unidade interna de medições, que mostra as informações da máquina por meio de um visor instalado na cabine. O sistema foi desenvolvido com a Leica e vem empacotado num kit chamado de iGD CoPilot, disponível para outras marcas de tratores. No caso da Case – perdão pelo trocadilho – o sistema foi personalizado em função do histórico de parceria entre as duas companhias.

Na prática, a tecnologia ajuda na operação do trator, com ajustes automáticos da lâmina do equipamento com base nas especificações de solo e de inclinação. Tais dados são imputados pelo operador como parte de um conjunto de informações para operação da máquina. Uma vez ativado, o copiloto em questão oferece informações em tempo real no display da cabine.

Na avaliação da Case, de acordo com a Equipment World, o sistema teria muitos dos benefícios de sistemas de controle 2D e 3D, mas a um custo menor. Com a tecnologia, a operação em campo seria otimizada, dispensando retrabalho. A tecnologia também seria uma resposta à demanda de automação com uma precificação justa. As funcionalidades do SiteControl CoPilot podem ser ainda adicionadas ao sistema de controle de máquina em 2D e 3D e é compatível com os displays da Leica já existentes.