Ceará ganha laboratório para redes ópticas

Da redação – 22.11.2016 –

Projeto foi instalado na Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Padtec, de Campinas (SP).

Segundo a fabricante de soluções ópticas paulista, trata-se do primeiro laboratório de redes de alta velocidade em universidades do Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo do centro é treinar e capacitar estudantes desse tipo de infraestrutura física de telecomunicações e também incentivar o empreendedorismo. Localizado no campus de Quixadá, a instalação tem um parque de equipamentos da Padtec, incluindo amplificadores ópticos e transponders de 10 Gb/s de 4U, além da bancada de desenvolvimento com placas abertas.

“Com essa parceria, esperamos contribuir para o futuro profissional dos estudantes da universidade, que terão a oportunidade de estar em contato com o que há de mais inovador em equipamentos de redes ópticas de telecomunicações”, afirma Manuel Andrade, CEO da empresa. De acordo com ele, o laboratório deve viabilizar atividades de ensino e pesquisa em sistemas ópticos com tecnologia DWDM (multiplexação densa por comprimento de onda) para os alunos do curso de Redes de Computadores da UFC.

Para Davi Romero de Vasconcelos, diretor da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, a instalação deve contribuir para que os futuros profissionais atuem de forma ativa para o sucesso da indústria de telecomunicações.