Cemig supera R$ 170 milhões em investimentos de manutenção preventiva

Redação – 20.01.2021 –

Concessionária destaca valor contabilizado até novembro do ano passado, com foco em podas inteligentes de árvores

A Cemig investiu mais de R$ 170 milhões em inspeções em áreas urbanas e rurais para identificar problemas que possam causar interrupções ou acidentes com a rede de distribuição elétrica. O valor foi contabilizado até novembro de 2020 e, portanto, deve ser superior ao total citado. Com as inspeções, a companhia promove poda de árvores, limpeza de faixa – realizada na área rural, para retirar vegetação que possa encostar na rede de distribuição – e troca de equipamentos como cruzetas, postes e isoladores.

“A Cemig – sabendo da importância das árvores para o ambiente urbano e acreditando ser possível uma convivência harmoniosa entre a vegetação e as redes de distribuição de energia – busca sempre promover a sustentabilidade de suas ações, aprimorar procedimentos e garantir um serviço de qualidade para a população”, explica Fernando Cesar Gomes, engenheiro do sistema elétrico da distribuição da companhia.

De acordo com ele, a técnica de poda utilizada é a direcional, que respeita os mecanismos naturais de rejeição de galhos pelas árvores. Nesse procedimento, as copas das árvores são conduzidas para fora dos cabos da rede de distribuição e apenas os galhos que estiverem crescendo em direção aos condutores são podados. Aqueles que não estiverem crescendo em direção à rede permanecem na árvore, e seu crescimento prossegue normalmente.

A Cemig é autorizada a realizar a poda apenas nas árvores que estiverem em conflito com a rede elétrica. “Essa atividade envolve sérios riscos e deve ser realizada por profissionais capacitados, pois qualquer deslize ou toque nos condutores pode causar choque elétrico ou rompimento do cabo de energia”, alerta o especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *