Chineses aplicam primeiro asfalto com aditivo de grafeno no mundo

Redação – 28.01.2019 –

Uma pesquisa conjunta entre a Universidade de Guangxi, a Guangxi Zhenglu Machinery Technology e a Dynapac resultou na primeira aplicação de asfalto com grafeno no mundo. O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante e o grafite, e é considerado o material mais fino já desenvolvido pelo homem. A aplicação ocorreu na China, mais precisamente para a renovação de asfalto numa ponte da cidade de Nanning. Foi cerca de 1 km pavimentado, numa pista com rolagem de 35 metros de largura.

De acordo com a Dynapac, o grafeto pode ser considerado tão ou mais revolucionário que o plástico e o silício para aplicação em misturas asfálticas. Quando de alta qualidade, ele costuma ser forte, leve, quase transparente e um bom condutor de calor e eletricidade. “É o material mais forte e ao mesmo tempo mais fino já desenvolvido pelo homem”, afirma a empresa em comunicado oficial.

A adição de grafeno visa melhorar a durabilidade das pistas, tornando o asfalto menos propenso a amolecer com o calor ou endurecer e trincar a baixas temperaturas. O aditivo também reduz o desgaste da estrada, principalmente sob cargas elevadas, aumentando a elasticidade e a resistência do asfalto.

A Dynapac forneceu duas pavimentadoras com mesas de terminações extensíveis hidráulicas (mesas rígidas), seis rolos duplex e dois rolos de pneu modelo para a obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *