Chineses turbinam rede de cobre na Turquia para banda larga

Da Redação – 19.10.2017 –

Operadora Millenicom adotou tecnologia de VDSL da MediaTek e renovou capacidade de sua infraestrutura de telecomunicações

O protagonismo da fibra óptica como meio de transporte de banda larga não tem deixado espaço para as tradicionais redes de cobre, a infraestrutura antiga que é a base de vários serviços de banda larga, inclusive no Brasil. Do outro lado do mundo, no entanto, a turca Millenicom turbinou sua planta com a recente oferta de VDSL, sigla para linha digital do assinante com velocidade muito alta alta, inclusive com a possibilidade de transmissão de outros serviços que exigem mais banda.

A tecnologia adotada é da chinesa MediaTek que, por meio de sua subsidiária EcoNet, está à frente do projeto. A solução em si é o EN7512, “projetada para maximizar a eficiência da rede e a versatilidade do produto para operadoras e para as principais fabricantes de produtos originais (OEM)”, segundo a empresa oriental. Traduzindo: a plataforma permite a migração do tradicional ADSL (linha digital do assinante, assimétrica, ou seja, com velocidades diferentes de download e upload) para a versão mais moderna do xDSL, o já citado VDSL.

O que acontece na prática é a inserção do chipset EN7512 nos equipamentos de campo da Millenicom que operam com as duas tecnologias (ADSL/VDSL), ativando as funcionalidades.  “Equipada com projeto xDSL ultra inovador, a solução EN7512 da EcoNet transforma a experiência xDSL com estabilidade avançada, mantendo conexão sólida de Internet a partir de várias interferências de ruídos no campo”, avalia Mehmet Ilgaz, executivo-chefe de Tecnologia da Millenicom.

Mais importante: as operadoras como a empresa turca podem lançar serviços VDSL usando sua infraestrutura atual de rede metálica (os velhos pares trançados de cobre), o que torna a implantação mais eficiente em relação ao tempo e com menor custo. Entre as funcionalidades da tecnologia chinesa estariam o mecanismo SPA 2.0, um acelerador inteligente de pacotes de alto desempenho, e o projeto exclusivo para aplicações simultâneas de VDSL, Ethernet e Wi-Fi.

Na prática, os assinantes da Millenicom vão se beneficiar da conexão estável de serviços de dados VDSL, bem como da cobertura Wi-Fi em casa com as soluções 802.11n da MediaTek, que complementam o pacote de serviços da operadora.