Ciclovia de 6 km passará pela Serra do Mar em SP

Da Redação – 04.06.2018 –

Projeto será realizado pela concessionária Ecovias

Responsável pela operação do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a concessionária foi autorizada a elaborar os projetos funcionais e executivos da ciclovia de 6 km que cortará o Parque Estadual da Serra do Mar. A Artesp, agência paulista que fiscaliza o setor de transportes, vai analisar a viabilidade econômica e jurídica da inclusão dessa obra no contrato de concessão vigente entre o estado de São Paulo e a Ecovias.

A ciclovia passará pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e na alça da Interligação Planalto até o acesso ao Parque, de onde o ciclista passa a utilizar a Estrada de Manutenção. O projeto inclui a construção de uma passarela para fazer a transposição das pistas de Interligação em segurança. O trecho de 6 km faz parte de um projeto maior, a Rota Cicloturística Márcia Prado – caminho que faz a ligação do Grajaú, bairro do extremo sul da capital paulista, a Santos, na Baixada Santista, passando pelos municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão.

Outra novidade em São Paulo é o Ciclo Comitê Paulista, que irá integrar e incentivar atividades para debater, promover e estudar ações para veículos não motorizados no estado. O Comitê terá representantes das secretarias estaduais envolvidas na questão, como Meio Ambiente, Logística e Transporte, Turismo e Transportes Metropolitanos, outros órgãos estaduais ligados ao tema como Fundação Florestal, Cetesb, Artesp, DER, Polícia Militar Rodoviária, representantes do legislativo e dos municípios, além da sociedade civil (como entidades ligadas a ciclistas e meio ambiente).