Cidades do CE adotam digitalização para fiscalizar trânsito

Redação – 15.05.2019 –

Três cidades do estado já usam aplicativo móvel em processos de operação e engenharia de tráfego

O Ceará virou laboratório para o aplicativo móvel da Majitec, desenvolvido exclusivamente para órgãos executivos de trânsito. As soluções foram homologadas pelo Denatran e já estão sendo aplicadas na prática em Russas, Pacajus e São Gonçalo do Amarante. O app funciona na plataforma GeneXus de inteligência artificial e é destinado aos processos de fiscalização, operação, engenharia e educação de trânsito por meio de duas interfaces: uma direcionada aos agentes de trânsito e outra, aos cidadãos.

Os agentes fiscalizadores de trânsito usam o aplicativo por meio da interface denominada Via Agente, o que permitiria uma atuação em campo mais assertiva, ágil e produtiva, além de alinhada à nova economia digital. Em resumo: elimina o uso do papel pelos agentes e, consequentemente, o retrabalho e a falta de consistência das informações. A gestão municipal, por sua vez, passa a ser digitalizada.

Entre os recursos de uso dos agentes, com auxílio de tecnologias OCR e vocalização, estão as autuações com e sem veículo, as consultas de veículo (RENAVAM) e de habilitação (RENACH), o recolhimento de veículo, documentos e materiais e o boletim de ocorrência de acidente de trânsito, entre outros. As contravenções podem ser embasadas por fotos, vídeos e checklists, além de serem impressas em tempo real, utilizando uma impressora térmica. Os comunicados e recibos de multas são enviados via SMS ou por e-mail a partir da consulta dos dados do infrator no banco de dados da Prefeitura.

Para quem está do outro lado, ou seja, os cidadãos, a versão do aplicativo disponibiliza recursos como o credenciamento de idosos e pessoas com deficiência, a consulta de dados do veículo ou da habilitação, a abertura do recurso de defesa de multas, a segunda via de infração de trânsito, entre outros.

Pensando numa gestão completa do trânsito, a Majitec também desenvolveu um sistema de Business Intelligence para os tomadores de decisão. A ferramenta pode ser acessada tanto por dispositivo móvel, quanto via desktop, e apresenta, por meio de indicadores e dados analíticos, o monitoramento do trabalho dos agentes de trânsito, bem como o mapeamento geográfico das autuações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *