Cipatex entra no mercado de impermeabilização de túneis

Da Redação – 18.09.2017 –

Aplicada em segmentos como saneamento e mineração, geomembrana passa a ser adotada em obras como metrôs

Com espessura de 3 milímetros, a geomembrana Cipageo deve ser utilizada para impermeabilização de túneis e estações de metrô. O sistema poderá ser aplicado de duas formas: tipo guarda-chuva e submarino. No primeiro, trata-se de uma impermeabilização parcial, onde a manta é aplicada apenas na abóbada e nas laterais do túnel. Já a modalidade submarino o processo é totalmente fechada, com instalação também no arco invertido de fundo.

“A aplicação de geomembranas em túneis de metrô é extremamente importante, já que necessitam de proteção contra umidade para preservar os componentes eletrônicos presentes no sistema de transporte subterrâneo”, explica Aureovaldo Casari, gerente de projetos da Cipatex. Segundo ele, as geomembranas de PVC são aplicadas entre as camadas de concreto primária e secundária do túnel. Além da manta, a estrutura também recebe um geotêxtil de tecido não-tecido.

Para facilitar a instalação devido à baixa luminosidade deste tipo de obra, o material é produzido em tonalidade amarela. Outra característica da geomembrana é a sua função como retardante de chamas, ajudando na extinção do fogo e evitando a propagação de gases tóxicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *