Como o BH Airport tornou-se o primeiro a ter 100% de cobertura Wi-Fi no Brasil

Redação – 08.07.2021 – Rede interna do aeroporto internacional de Belo Horizonte foi otimizada pela Arion

Localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o principal aeroporto da capital mineira tem cobertura total de redes Wi-Fi. Quando se fala total, quer dizer não somente as áreas internas, o que é comum, mas também os estacionamentos, posições remotas e o pátio de aeronaves. O processo foi encampado pela Arion, empresa focada em projetos de infraestrutura e soluções de telecomunicações de TI para aeroportos. Além do BH Airport, concessionária que administra a infraestrutura de Confins, a Arion tem na lista outros clientes como os aeroportos de Viracopos, em Campinas, o Galeão (RJ) e os de Brasília e Florianópolis.

No caso mineiro, a cobertura foi tecnicamente otimizada com a identificação inicial das áreas de sombra, ou seja, onde o sinal de Wi-Fi não chegava ou era deficiente. Para resolver o problema, a empresa instalou 107 novos pontos de acessos de rede local. Segundo Paulo Zucoli, sócio-diretor da Arion, a ativação da tecnologia eliminou a existência de áreas mortas e tornou o aeroporto mineiro o primeiro a ter sua área totalmente coberta por Wi-Fi no país.

Além do Wi-Fi, outra demanda do aeroporto estava em melhorar ainda mais a qualidade do sinal de telefone. Nesse caso, a Arion desenvolveu um projeto com a QMC Telecom, implementou o sistema de antenas distribuídas (DAS, na sigla em inglês), iniciativa que melhorou a conectividade de dados e voz. A empresa atuou na melhoria do Terminal 1 e 2, cobrindo uma área de 132 mil metros quadrados.

“Implementamos o DAS no aeroporto para oferecer a melhor cobertura nos terminais e aperfeiçoamos o sinal de celular para os passageiros, dando a opção para a pessoa escolher usar o seu pacote de dados ou utilizar a rede Wi-Fi”, ressalta André Machado, LatAm Regional Head da QMC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *