Computação na nuvem pode melhorar gestão em prefeituras

Da redação – 30.01.2017 –

Também conhecida como cloud computing, da sigla em inglês, tecnologia facilita transição de governos e unifica serviços públicos

A transição de mandatos no Brasil tem histórias inacreditáveis, incluindo a queima de documentos importantes somente para prejudicar a gestão que se inicia. Uma das soluções para o processo, na avaliação da catarinense IPM Sistemas, é o uso da computação em nuvem, ou seja, depositar as informações em servidores protegidos dos desmandos. De acordo com a empresa, sistemas de alto desempenho e confiabilidade permitem o armazenamento de todos os documentos públicos e os disponibilizam a qualquer momento por meio de plataformas especialmente desenvolvidas para a gestão pública.

No caso da IPM Sistemas, a plataforma desenvolvida já está aplicada em mais de 100 cidades brasileiras e impede que as informações se percam ou sejam ocultadas do próximo administrador e da própria população. “Além de automatizar processos que exigiriam a presença do contribuinte ou tomariam muito tempo dos servidores para serem executados, é possível construir um patrimônio documental e compartilhar essas informações rapidamente com a nova equipe”, explica coordenador da área de Tecnologia e Pesquisa da IPM, Cleber Nardelli. Segundo ele, a solução armazena as informações sobre como cada atividade funciona, de que forma deve ser realizada, qual é a fundamentação legal, entre outros.

Outra forma de melhorar o desempenho dos órgãos públicos é integrando-os na mesma plataforma, desde secretarias até instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Se um contribuinte precisar de uma autorização delas para abrir um estabelecimento comercial, por exemplo, não vai precisar ir a vários locais diferentes: tudo estará disponível on-line, acessível a todos os usuários do sistema. Caso alguma etapa do processo esteja demorando mais do que o normal, o workflow da solução permite identificar onde a requisição está, porque não avançou e quais serão os próximos passos.

“Criamos um sistema que informa a posição dos processos dentro do ciclo administrativo da prefeitura por meio de gráficos e notificações para evitar a lentidão e o retrabalho”, afirma Nardelli.