Concessionária americana adota armazenamento de energia com baterias de alto desempenho

Redação – 01.03.2019 –

O Salt River Project (SRP) no Arizona, que administra várias usinas de geração de energia no estado americano do Arizona, vai adotar sistemas de armazenamento de energia em baterias de alto desempenho conectados à sua rede elétrica. A informação é da Sterlite Power, que fornecerá sistemas que somam uma capacidade acumulada de 400 MW. A tecnologia a ser adotada é a de baterias de alto desempenho (BESS, sigla em inglês para Battery Energy Storage Systems).

De acordo com a fabricante, trata-se da primeira incursão da empresa nesse segmento de sistemas de armazenamento de energia. Na avaliação da Sterlite Power, os sistemas BESS conectados à rede elétrica estão se tornando comercialmente viáveis para concessionárias de serviços públicos ao redor do mundo, em função da redução de cerca de 60% nos custos totais do sistema nos últimos cinco anos.

Ainda segundo a empresa, os sistemas BESS estão entre os mais fáceis de operar, o que os torna mais atraentes para os operadores da rede. Além da flexibilidade operacional, as emissões líquidas negativas desses sistemas contribuem enormemente para sua reputação, incentivando sua adoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *