Concessionária de saneamento ativa duas usinas solares em Alagoas 

Redação –09.07.2021 – Casal constrói as unidades no litoral sul do estado com geração de 5 MW cada

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está construindo duas miniusinas solares no litoral sul do estado. Ambas serão integradas à rede da Equatorial Alagoas, a distribuidora de energia local. Com isso, a companhia de saneamento deverá ter um desconto na conta de energia mensal quando os projetos estiverem operacionais. Cada unidade vai gerar 5 MW, o que é o teto de produção para a classificação como mini, e ambas devem ficar prontas até o final de agosto desse ano.

As usinas estão sendo instaladas numa área de cinquenta mil metros quadrados numa região escolhida por apresentar mais proximidade com a melhor luminosidade em Alagoas. Além de equipamentos, cada estrutura dispõe de oito mil placas (células) fotovoltaicas que captam a luz solar e transformam em energia elétrica.

A energia gerada será compensada nas contas de baixa tensão da Casal durante 20 anos, conforme contrato de locação já assinado, tendo como modelo de contratação “on grid” com a concessionária Equatorial Alagoas. O crédito será para todas as contas da Casal ligadas em rede de baixa tensão como, por exemplo, escritórios e estações elevatórias de água e de esgoto. A Casal estima uma economia mínima de 15% todas as contas de baixa tensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *