Concessionária de saneamento monta visita virtual à estação de tratamento de esgoto

Redação – 12.11.2020 –

BRK Ambiental apresenta de forma virtual o processo de tratamento por meio do aplicativo Zoom. Alunos da FGV inauguram modelo.

Apesar da pandemia, é possível conhecer uma estação de tratamento de esgoto (ETE) sem ter que estar presencialmente nela. Essa foi a experiência vivenciada por uma turma de alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que conheceu a ETE de Mauá, na Grande São Paulo, operada pela BRK Ambiental. A concessionária montou a visita – aberta a outros participantes – usando a plataforma Zoom.

Os alunos da FGV cursam a disciplina Políticas de Infraestrutura em Saneamento e inauguraram o modelo de visita. A visita online permitiu permitiu apresentar todas as etapas dos processos de coleta e tratamento até que o efluente seja devolvido tratado ao meio ambiente. De acordo com Edi Bortoli, diretor Regional de Operações da BRK Ambiental em Mauá, o tour virtual possibilita conhecimentos práticos de temas desenvolvidos em sala de aula.

“Nesse momento, com a estação de tratamento fechada para visitação por causa das restrições provocadas pela pandemia, a apresentação virtual nos reaproxima do ambiente acadêmico e proporciona detalhar o processo de tratamento. O tour via internet nos permite transmitir informações sobre todas as etapas que ocorrem de forma biológica, com tecnologia de ponta, reproduzindo dentro dos tanques o mesmo processo que a natureza faz ao longo dos leitos dos rios”.

No final da apresentação técnica, foi disponibilizado um tour virtual por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Projeto Portas Abertas 360. A iniciativa está disponível no portal de sustentabilidade da concessionária e pode ser acessado em duas versões, uma visita informativa para adultos e outra com uma linguagem lúdica, porém educativa, com a participação de personagens animados para as crianças. O objetivo da ação é estimular o conhecimento e proporcionar a oportunidade de visita mesmo à distância.

Atualmente, Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 85% de tratamento de esgoto, o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do efluente também é um índice expressivo na região.

Para realizar visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, as escolas e Universidades devem solicitar o agendamento pelo site www.brkambiental.com.br, telefone 0800 771 0001 ou e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *